OBJETIVO DA AULA: Possibilitar que os licenciandos identifiquem a natureza e as características do conhecimento cotidiano, bem como suas relações com o conhecimento científico, priorizando-se o reconhecimento das implicações do uso de elementos do cotidiano no Ensino de Química do Ensino Médio.

 

DESENVOLVIMENTO: O professor questionou os alunos sobre as características dos conhecimentos científic e de senso comum (cotidiano), mostrando as características de cada um e suas diferenças por meio de uma aula expositivo-dialogada. Em seguida, foi feita a apresentação de alguns slides com uma sistematização mais clara do conteúdo, considerando as principais informações contidas no texto de referência da aula. Como parte da aula, foi solicitado um trabalho para ser entregue na próxima aula associado ao conteúdo do texto de referência. 

 
  • PROPOSTA DE OBSERVAÇÃO E ANOTAÇÃO NO CADERNO DE ESTÁGIO: 
  • Observar se o conhecimento do cotidiano mostrs-se presente nas aulas de Química assistidas durante o estágio e como esse conhecimento é trabalhado em sua relação com o conhecimento científico. Também proponha, considerando o tema da aula de Química observada, quais conhecimentos do cotidiano poderiam ser considerados.

 

ACESSE, ABAIXO, OS SLIDES APRESENTADOS EM AULA E OS TEXTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTAR