OBJETIVO DA AULA: Possibilitar aos licenciandos momentos de discussão visando à compreensão das características da ciência, buscando reconhecer possíveis ações didáticas numa aula de ciências, que incorporem tais características, considerando, também, posicionamentos contrárias a definições categóricas de características da Ciência, possibilitando a contraposição de diferentes pontos de vista sobre a Ciência, suas características e sua apropriação no Ensino de Química.
DESENVOLVIMENTO: A aula foi iniciada, discutindo as visões de ciência e de cientistas dos alunos da escola básica. Em seguida, foi distribuída uma folha para cada aluno (disponível no link abaixo), com informações extraídas do livro “Didática das ciências” e que apresentam algumas características da ciência, principalmente aquelas relacionadas às Ciências Naturais. Devido a uma reunião de organização da Semana da Educação, a discussão ficou restrita à leitura e explicação das características da ciência pelo professor da disciplina. Durante a aula, algumas dúvidas foram levantadas e algumas explicações e exemplicações foram feitas, de forma a garantir a compreensão das características da ciência. Ao final da aula, o professor comentou que essas características da ciência seriam resgatadas na aula seguinte, como também, em algumas aulas futuras, principalmente nas aulas práticas, já que as mesmas possibilitam que os licenciandos vivenciem a ciência, facilitando a compreensão das características da mesmA. Adicionalmente, foi disponibilizado um segundo texto de referência que amplia esta discussão, explicitando outros posicionamentos contrários a definições categóricas das características da Ciência, possibilitando ampliar esta discussão.
|