OBJETIVO DA AULA: Possibilitar que os licenciandos entrem em contato com o documento oficial (Diretrizes Curriculares Nacionais) de forma a possibilitar o reconhecimento de alguns posicionamentos apresentados no documento referentes ao Ensino Médio e suas implicações ao Ensino de Química. 

 

CONTEÚDOS CONCEITUAIS DISCUTIDOS E SISTEMATIZADOS NA AULA: 

- Trabalho como princípio educativo (páginas 162 e 163)
- Pesquisa como princípio pedagógico ((páginas 163 e 164)
Sustentabilidade ambiental como meta universal (página 166)
Desafios do Ensino Médio (páginas 167 e 168)
Função do Ensino Médio no marco legal (páginas 168 a 170)
Ensino Médio e profissionalização (página 171)
Organização curricular do Ensino Médio (páginas 182 a 185)
Base nacional comum e a parte diversificada: integralidade (páginas 185 a 188)

 

DESENVOLVIMENTO: O Inicialmente, a sala de aula foi organizada, dispondo as cadeiras em círculo para que os alunos pudessem sentar. Após todos se acomodarem, o professor da disciplina fez uma breve introdução sobre o assunto da aula por meio de apresentação de alguns slides, focalizando-se alguns aspectos conceituais presentes no documento DCN. Em seguida, foram distribuídos alguns textos referentes a cada um dos itens a serem discutidos e sistematizados, de forma que cada aluno ficasse responsável pela leitura de um aspecto do documento. Após 15 minutos destinados à leitura, foi iniciada a discussão mediada pelo professor, na qual cada um dos alunos apresentou os aspectos que considerou mais relevante durante a leitura do texto, iniciando-se um debate com a turama toda, buscando compreender as implicações de cada um dos aspectos para o Ensino de Química. Após cada discussão, o professor propunha uma síntese, sistematizando os aspectos mais relevantes discutidos, ampliando-se a discussão para além do conteúdo apresentado nos textos. No final da aula, foi solicitado aos alunos um trabalho ( TRABALHO 3 ) para ser entregue por e-mail até o dia 12/04/2016).

 
  •  PROPOSTA DE OBSERVAÇÃO E ANOTAÇÃO NO CADERNO DE ESTÁGIO:
  •   Observar se as aulas de Química assistidas durante o estágio se preocupam com a temática da sustentabilidade ambiental. Também proponha, considerando o tema da aula de Química observada, como a temática ambiental poderia estar presente.

 

 

ACESSE, ABAIXO, OS SLIDES APRESENTADOS EM AULA E O TEXTO DE REFERÊNCIA
    TEXTO DE REFERÊNCIA