OBJETIVO DA AULA: Possibilitar que os licenciandos entrem em contato com o documento oficial (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio) de forma a possibilitar o reconhecimento de alguns posicionamentos apresentados no documento referentes ao Ensino de Química do Ensino Médio, focalizando as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos alunos durante as aulas de Química. 

 

CONTEÚDOS CONCEITUAIS DISCUTIDOS E SISTEMATIZADOS NA AULA: 

  • Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Química (página 39)
            - Representação e Comunicação
            Investigação e compreensão
            - Contextualização sócio-cultural

 

DESENVOLVIMENTO: Inicialmente, foi feita a distribuição do Trabalho 3 entregue por e-mail pelos alunos, visando à discussão de parte dos trabalhos realizados. Em seguida, o professor selecionou alguns alunos para que expusessem o conteúdo de seu trabalho para discussão e análise pelo professor da disciplina, oportunizando uma síntese de alguns conteúdos trabalhados na aula anterior, priorizando-se a incorporação da temática da sustentabilidade ambiental no ensino de Química e de algumas características da Ciência. Em seguida, foi sistematizado, por meio de projeção multimídia, alguns slides sobre a temática PCN, priorizando-se as competências e habilidades previstas no documento para serem desenvolvidas pelos alunos durante as aulas de Química.

 

  • PROPOSTA DE OBSERVAÇÃO E ANOTAÇÃO NO CADERNO DE ESTÁGIO: 
  • Observar quais das habilidades e competências previstas no PCN são efetivamente desenvolvidas nas aulas de Química assistidas durante o estágio. Também proponha, considerando o tema da aula de Química observada, quais competências poderiam ser desenvolvidas e como.

 

 

ACESSE, ABAIXO, OS SLIDES APRESENTADOS EM AULA E O TEXTO DE REFERÊNCIA

TEXTO DE REFERÊNCIA
(Considerar Pág. 32 a 39, com foco na 39)