OBJETIVO DA AULA: Possibilitar que os licenciandos entrem em contato com o documento oficial (Base Curricular Nacional) ainda em construção, de forma a possibilitar o reconhecimento de aspectos gerais deste documento. 

 

ASPECTOS GERAIS DISCUTIDOS E SISTEMATIZADOS NA AULA SOBRE A BCN

DESENVOLVIMENTO: Inicialmente, os alunos foram organizados em duplas e, em seguida, foi feita a distribuição de uma folha A3 contendo um mapa conceitual colorido que mostrava as relações existentes entre diferentes aspectos relacionados à Base Curricular Nacional (BCN).  Com a folha em mãos, o professor, por meio de um projetor multimídia, sistematizou as principais características deste documento oficial ainda em construção, de forma a possibilitar que os alunos tivessem uma visão gral sobre o documento. Um trabalho (Trabalho 4) foi solicitado para os alunos, a fim de oportunizar aos licenciandos momentos para o pensamento propositivo em relação a possíveis ações a serem realizadas numa aula de química que possibilitem o desenvolvimento da autonomia do aluno frente a situações-problema, um dos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento estabelecidos pela base curricular nacional.

 

  • PROPOSTA DE OBSERVAÇÃO E ANOTAÇÃO NO CADERNO DE ESTÁGIO: 
  • Observar, por exemplo, se são apresentadas em aula alguma situação-problema para que os alunos resolvam. Caso não seja observada, tente propor uma situação-problema que possa instigar os alunos a pensarem e buscarem estratégias para a sua resolução.

 

 

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LINK DE REFERÊNCIA
(Considerar os conteúdos textuais e vídeos disponíveis no link)