OBJETIVO DA AULA: Possibilitar que os licenciandos reconheçam as diferentes tipos de organização social da classe e o papel dos agrupamentos em relação ao processo de Ensino-aprendizagem da Química. 

 

CONTEÚDOS CONCEITUAIS DISCUTIDOS E SISTEMATIZADOS NA AULA: 

Organização Social da Classe
        1) O papel dos Agrupamentos e suas diferentes formas:
- A escola como grande grupo; 
- Distribuição da escola em grupos/classes fixos ou em grupos/classes móveis ou flexíveis;
- Organização da classe como grande grupo, em equipes fixas e em equipers móveis ou flexíveis.
- Trabalho individual.

        2) Descrição e avaliação de diferentes formas de agrupamento

 

DESENVOLVIMENTO: Nesta aula, o professor da disciplina discutiu os principais tipos de organização social da classe, propondo diferentes exemplos para cada um e também ponderando as suas contribuições e limitações no processo de ensino-aprendizagem da Química, propondo uma reflexão sobre a importância da heterogeneidade e da multiplicidade de organizações dos alunos em diferentes tipos de agrupamentos de acordo com alguma necessidade pedagógica.

 

  • PROPOSTA DE OBSERVAÇÃO E ANOTAÇÃO NO CADERNO DE ESTÁGIO: 
  • Observar se há diversidade na organização social da classe durante as aulas observadas, refletindo sobre as limitações e possibilidades de outras configurações da classe para o desenvolvimento de algumas atividades nas aulas de Química.

 

ACESSE, ABAIXO, OS SLIDES APRESENTADOS EM AULA E O TEXTO DE REFERÊNCIA

TEXTO DE REFERÊNCIA
(Considerar APENAS AS PÁGINAS DE 111 A 129)